FESTA DE NATAL - PROGRAMA FALA POR MIM 2016

Todos os anos o PROJETO ESPERANÇA DE SÃO MIGUEL PAULISTA realiza a tradicional Festa de Natal das Criança do Fala por Mim.

28 ANOS DE PROJETO ESPERANÇA

EM SETEMBRO DE 2016 O PROJETO ESPERANÇA CELEBROU 28 ANOS DE CAMINHADA E MUITA LUTA NA REGIÃO LESTE DA CAPITAL.

História

Nossa História

Projeto Esperança de São Miguel Paulista PROJESP, criado a partir de uma grande necessidade de atuação social na década de 80, a assistência as pessoas vítimas de uma forte epidemia de AIDS. Pela falta de informações, recursos financeiros e os devidos direcionamentos a população acometida pela doença nessa região era uma das mais fragilizadas.

O PROJESP nasceu do de um grito de ouvir o clamor deste povo(CF 88) idealizado pela missionária irlandesa Gabriela O’Connor, com o apoio de D. Angélico Sândalo Bernardino, então Bispo católico da Região Episcopal de São Miguel Paulista. Sua proposta inicial era a capacitação de agentes de saúde para a realização de acompanhamento domiciliar dos portadores de HIV/AIDS, levando aos mesmos e seus familiares, informações, apoio e solidariedade, visando o equilíbrio psico/espiritual/físico da pessoa portadora.

A atuação da organização na esfera social é de grande notoriedade e importância na Zona Leste da cidade de São Paulo, Devido a sua experiência e competência nos trabalhos desenvolvidos o PROJESP já recebeu importantes prêmios, tendo seu trabalho reconhecido, inclusive, no exterior. Um dos trabalhos de maior destaque é o programa “Fala por mim”, criado em 1993, cujo objetivo é o acompanhamento de crianças “órfãs da AIDS” e suas novas famílias, e que existe até hoje.

Em 2010 a organização elaborou novos projetos de atendimento a população, com a intenção de estabelecer novas parcerias, buscando assim o apoio para a formação de cidadãos e cidadãs conscientes e críticos da importância de sua atuação nos diversos setores da sociedade, principalmente os de caráter econômico, ambiental, ético, cultural e social.

Fruto deste novo direcionamento, em 2011 foi firmado convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, tendo como resultado a responsabilidade pelos seguintes serviços: Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico a Crianças, Adolescentes, Jovens e Famílias em Situação de Risco (vinculado ao CRAS/CREAS Penha); dois Serviços de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (vinculados aos CRAS Itaquera e Itaim Paulista).

Em 2012 foram estabelecidas parcerias com a Secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social – SMADS, o que gerou a obtenção de um Serviço de Medida Socioeducativa no bairro da Penha, uma República Jovem (vinculada ao CRAS Aricanduva/Formosa) e por fim o PROJESP ampliou suas ações com o Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ PROJESP) nas regiões de São Mateus, Aricanduva/Formosa e Guaianases.

Os objetivos do PROJESP é ser uma ponte nas relações Estado e Comunidade. O que norteia o trabalho da organização é a fomentação do diálogo com a comunidade local onde atua para garantir a execução de planos cujo foco seja a diminuição de diferenças no âmbito econômico-social em bairros ainda defasados em cultura e educação, e o trabalho para a execução de políticas públicas que resguardem os direitos e a dignidade deste público.

A sede do PROJESP fica em São Miguel Paulista, no coração da Zona Leste da capital de São Paulo desde 1988.

Principais Prêmios e visibilidade internacional

2001 e 2002 - Prêmio Theo Pluciennik (NEPAIDS/USP) – por meio do programa “Semeando a Vida” de reeducação alimentar;

2002 - Seminário em Angola – África – Palestra de experiência no atendimento e desenvolvimento no cuidado com criança órfã da AIDS e sua nova família;

2004 - 3º lugar no Prêmio AIDS/Responsabilidade Social - SAÚDE BRASIL Concurso Nacional sobre Prevenção da AIDS e Promoção da Qualidade de Vida do Portador do HIV;

2006 - Prêmio ROCHE - Reconhecimento por desenvolver trabalho de qualidade com crianças e adolescentes infectados ou afetados pelo vírus da AIDS.

Logo 25 Anos Balões
Facebook

Tr. Guilherme de Aguiar, 187 - S. Paulo/SP - CEP: 08011-030
(11) 2956-5570 | 2956-1182
projesp@projesp.org.br

Twitter